Por que a métrica mais usada da hotelaria é também a que mais esconde

Existe uma frase repetida há décadas na hotelaria: hotel cheio é sinônimo de sucesso.

Ela parece óbvia. E talvez seja justamente por parecer óbvia que quase ninguém a questione. A ocupação sobe, o movimento parece bom, o mês fecha cheio e a sensação é de resultado. Mas sensação não é demonstrativo. O que parece resultado, muitas vezes, é apenas volume.

A diferença entre uma coisa e outra não aparece na recepção. Aparece na linha de baixo. E é ali que muitos hotéis ainda olham menos do que deveriam.

A mesma venda, dois resultados

Imagine um hotel com cem apartamentos disponíveis em uma noite. Ele vendeu oitenta. Ocupação de 80%. Diária média de R$ 300. Receita bruta de R$ 24.000.

Agora imagine que toda essa venda tenha entrado pelo canal direto, com custo aproximado de 3% entre meio de pagamento e plataforma própria. O resultado líquido da venda ficaria em torno de R$ 23.280. A diária líquida, perto de R$ 291.

Mantenha exatamente a mesma ocupação, a mesma diária média e a mesma receita bruta. Agora considere que toda a venda tenha vindo por um canal intermediado, com 18% de comissão e mais 3% de custo adicional. O resultado líquido cairia para cerca de R$ 18.960. A diária líquida ficaria próxima de R$ 237.

O volume vendido foi o mesmo. A diária bruta também. A diferença está em quanto dessa receita permaneceu no hotel.

A ocupação foi igual. A diária bruta também. O resultado mudou porque o canal alterou quanto da receita permaneceu no negócio.

Até aqui, nada que um bom gestor não saiba. Canal intermediado custa mais. Canal direto preserva mais margem. Isso faz parte da base do jogo.

Agora vem a realidade.

Nenhum hotel vende tudo por um canal só. A receita se forma pela combinação de canais, cada um com custos, regras e efeitos próprios. O resultado real não está no melhor cenário nem no pior, mas na composição do mix.

Pegue o mesmo hotel: oitenta apartamentos vendidos, diária média bruta de R$ 300 e receita bruta de R$ 24.000. Agora distribua essa venda numa simulação simples: vinte apartamentos pelo site direto, vinte por tarifa acordo corporativa, vinte e cinco por OTA e quinze por operadora ou consolidadora.

No site direto, com custo aproximado de 3%, cada diária de R$ 300 deixa cerca de R$ 291 líquidos. Em vinte apartamentos, isso representa R$ 5.820.

Na tarifa acordo corporativa, considerando custo ou desconto econômico equivalente a 12%, cada diária deixa aproximadamente R$ 264. Em vinte apartamentos, são R$ 5.280.

Na OTA, com custo de 18%, a diária líquida cai para R$ 246. Em vinte e cinco apartamentos, são R$ 6.150.

Na operadora ou consolidadora, considerando custo aproximado de 25%, a diária líquida fica em R$ 225. Em quinze apartamentos, são R$ 3.375.

Somando os quatro canais, o hotel vendeu os mesmos oitenta apartamentos e gerou os mesmos R$ 24.000 de receita bruta. Mas, depois dos custos de distribuição, reteve aproximadamente R$ 20.625. A diária média líquida, portanto, não foi R$ 300. Foi cerca de R$ 258.

O gestor acredita que vendeu a R$ 300. Em termos brutos, vendeu. Mas, depois dos custos de distribuição, reteve perto de R$ 258 por diária.

A diferença não desapareceu por acaso. Ela se dissolveu no mix, canal por canal, muitas vezes sem aparecer no painel que o gestor olha todos os dias.

A mesma diária bruta pode gerar resultados líquidos diferentes. Neste exemplo, o mix de canais reduziu a diária média líquida de R$ 300 para cerca de R$ 258.

Quando os canais são colocados lado a lado, do que mais preserva resultado para o que menos preserva, a venda direta aparece no topo. Não por preferência. Por matemática. É o canal de menor custo, maior controle e maior capacidade de relacionamento com o cliente.

Por isso, a venda direta não é apenas mais um canal. É um ativo comercial do hotel. Preserva margem, melhora controle, reduz dependência e fortalece a relação com o hóspede.

Mas essa afirmação precisa ser bem entendida.

Por que isso não é uma cruzada contra as OTAs

Aqui é onde a leitura rasa erra. E eu não quero errar junto.

Olhar a tabela e concluir que a OTA é vilã é o caminho preguiçoso. A OTA pode trazer uma demanda que o hotel não captaria sozinho. A operadora pode abrir mercados que o direto não alcança. A tarifa acordo pode sustentar uma base corporativa que dá previsibilidade ao ano. A consolidadora pode ampliar distribuição em praças e segmentos nos quais o hotel teria pouco acesso individual.

Cada canal existe por uma razão.

O problema não está no canal em si, mas na falta de leitura sobre seu custo, sua função e sua contribuição líquida. Um hotel que sabe quanto cada canal custa, quanto cada canal deixa e qual papel cumpre no mix está tomando decisões comerciais. Um hotel que não sabe está apenas somando reservas e torcendo para que o resultado apareça no fim do mês.

A venda direta deve ser prioridade, mas não substitui todos os outros canais. A inteligência está em reconhecer sua importância sem transformar distribuição em discurso simplista.

A pergunta que separa volume de resultado

Durante décadas, a ocupação virou a métrica rainha da hotelaria. E há uma razão para isso. Apartamento vazio não gera receita. Quanto mais quartos vendidos, maior tende a ser o faturamento.

O problema começa quando ocupação passa a ser confundida com resultado.

Ocupação mede quantos apartamentos foram vendidos. Resultado mostra quanto cada venda deixou depois dos custos necessários para capturá-la.

A pergunta central de gestão não deveria ser apenas quantos apartamentos foram vendidos. Deveria ser como cada apartamento foi vendido, por qual canal, com qual custo, com qual margem preservada e com qual impacto sobre a estratégia comercial do hotel.

A questão incômoda é simples: você sabe qual foi a diária líquida por canal do seu hotel no mês passado?

Não a diária média bruta. A líquida por canal.

Se a resposta for não, o problema talvez não esteja na ocupação. Está no instrumento de leitura. O hotel está decidindo com um número que mostra volume, mas esconde eficiência.

O que fazer com isso

Diagnóstico sem decisão é só lamento bem escrito.

O primeiro passo é construir a diária líquida por canal. Mesmo que seja em uma planilha simples. Mesmo que comece imperfeita. O número provavelmente vai incomodar, e essa é parte da função do diagnóstico.

Depois, é preciso olhar o mix com olhos de margem, não apenas de volume. Um canal que vende muito e deixa pouco não é ruim por definição. Pode ser necessário, estratégico ou complementar. Mas precisa ser uma escolha consciente, não um acidente operacional.

A venda direta deve ser priorizada e protegida. Não porque os demais canais devam desaparecer, mas porque ela preserva mais resultado, mais controle e mais relacionamento. Em muitos hotéis, ela merece mais atenção do que recebe e menos improviso do que costuma ter.

Em períodos de alta demanda, o cuidado precisa ser ainda maior. Quando a procura já existe, vender inventário valioso por canais de maior custo pode significar entregar margem sem necessidade. Nesses momentos, o hotel precisa decidir quais canais devem permanecer abertos, quais devem ser limitados e quais condições comerciais fazem sentido para aquele nível de demanda.

O objetivo não é apenas ocupar o hotel, mas entender quanto cada apartamento efetivamente deixou depois do custo de aquisição da venda.

Ocupação mede volume. Resultado mede eficiência.

E vender mais nunca significou, por si só, ganhar melhor.

Um hotel pode estar cheio e ainda assim capturar mal a própria receita. Pode ter vendido muitos quartos, mas deixado margem demais no caminho. Pode comemorar a ocupação enquanto o resultado líquido mostra outra história.

Porque hotel cheio não gera lucro automaticamente.

O que gera lucro é vender bem, por canais adequados, com custo controlado, margem preservada e leitura clara do que fica no negócio.

Luciano Vieira Analisa. Inteligência com presença.